Terça-feira, 1 de Março de 2011

Objectivos para o trabalho de pesquisa sobre a crise do império português do Oriente

Introdução

O lucrativo comércio do Império Português do Oriente começou a dar sinais de crise no século XVI. 

O Tratado de Tordesilhas tinha permitido a Portugal, um reino pequeno, o monopólio comercial sobre uma área muito vasta de terra e de mar, que incluía parte da América, a África e o Oriente.

A dispersão e o tamanho de tal território bem como os ataques constantes dos povos inimigos exigiam aos Portugueses um grande controlo, que os esgotava em dinheiro e em gente. 

É neste contexto que D. Sebastião assume o poder, apenas com 14 anos. Sem experiência governativa e sonhando com a glória de combater os Muçulmanos em campanhas no Norte de África, tenta conquistar Alcácer Quibir. Quase todos os elementos da expedição militar acabaram por morrer, entre eles o próprio rei.

Sem sucessores directos, a morte de D. Sebastião vai mergulhar Portugal numa grave crise política. Em 1580, Filipe II de Espanha invadiu Portugal e foi aclamado rei.

A 1 de Dezembro de 1640, um grupo de nobres portugueses revolta-se e faz aclamar D. João, Duque de Bragança. Inicia-se, assim, a restauração da independência de Portugal.

 

Actividade

- O trabalho é individual;

- Cada aluno pesquisa:

  • as causas da crise do Império Português do Oriente;
  • as razões que levaram D. Sebastião a atacar o Muçulmanos no Norte de África;
  • as consequências da batalha de Alcácer Quibir;
  • os pretendentes ao trono português;
  • as promessas de Filipe II de Espanha e dos seus sucessores;
  • a situação de Portugal durante a união ibérica.

- Redige um texto em que D. Sebastião explique a crise do Império Português e a União Ibérica;

- No final, cada aluno deverá apresentar o seu texto à turma.

- Os trabalhos serão publicados no sítio da Internet da disciplina.

 

O processo

Para a concretização deste trabalho, os alunos terão que:

- Consultar as páginas 98, 99, 100, 102, 103 e 115 do manual;

- Rever os trabalhos de casa;

- Fazer pesquisas na Internet sobre o tema.

 

Os recursos

- Manuais escolares;

- Enciclopédias;

- Internet.

 

Avaliação

O grau de participação nas actividades será avaliado com base nos seguintes critérios:

- Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.

- O resultado de sua actividade foi relevante e criativo.

 

As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

- A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão.

- A argumentação foi muito bem desenvolvida.

- Foi uma apresentação relevante e criativa.

 

Data de entrega

16 de Março de 2011

publicado por historia8aavanca às 01:12
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