Quarta-feira, 30 de Março de 2011

Objectivos para o trabalho de pesquisa sobre o Marquês de Pombal

Introdução

O reinado de D. José I ficou associado à figura de Sebastião José de Carvalho – Marquês de Pombal – que, possuidor de uma forte personalidade e espírito empreendedor, rapidamente conseguiu captar as atenções do rei, que o nomeou para seu ministro.

O Marquês de Pombal era adepto de uma forma de poder designado despotismo esclarecido, no qual o rei, detentor de um poder absoluto, deveria exercê-lo de uma forma esclarecida e racional, tendo em vista o bem-estar do povo.

Logo que assumiu a governação, o Marquês de Pombal iniciou uma campanha para fortalecer o poder da Coroa, criando novos órgãos de administração.

O comércio e as manufacturas foram as actividades económicas que mais atenção mereceram por parte do Marquês. 

Ao contrário da nobreza e do clero, a burguesia portuguesa foi protegida pelo Marquês de Pombal, transformando-se num grupo social muito poderoso.

Decorria o ano de 1755 quando um forte terramoto, seguido de maremoto, deixou grande parte do centro de Lisboa e localidades a sul de Portugal completamente destruídas. O Marquês começou por tomar medidas no sentido de manter a ordem e, numa segunda fase, empenhou-se no projecto de reconstrução da cidade.

 

Actividade

- O trabalho destina-se a alunos com planos de recuperação;

- Cada aluno pesquisa:

  • as alterações ocorridas na sociedade portuguesa no tempo de Pombal;
  • as consequências do terramoto de 1755;
  • o urbanismo pombalino;

- Redige um texto em que o Marquês de Pombal explique as medidas que tomou para governar o reino e descreva o terramoto de 1755;

- Os trabalhos serão publicados no sítio da Internet da disciplina.

 

O processo

Para a concretização deste trabalho, os alunos terão que:

- Consultar as páginas 142, 143, 144, 145, 146, 147, 148 do manual;

- Fazer pesquisas na Internet sobre o tema.

 

Os recursos

- Manuais escolares;

- Enciclopédias;

- Internet.

 

Avaliação

A actividade será avaliada com base nos seguintes critérios:

- Pesquisou de forma séria e profunda os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.

- O resultado de sua actividade foi relevante e criativo.

- A argumentação foi bem desenvolvida.

 

Data de entrega

4 de Abril de 2011

publicado por historia8aavanca às 00:48
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