Introdução
O lucrativo comércio do Império Português do Oriente começou a dar sinais de crise no século XVI.
O Tratado de Tordesilhas tinha permitido a Portugal, um reino pequeno, o monopólio comercial sobre uma área muito vasta de terra e de mar, que incluía parte da América, a África e o Oriente.
A dispersão e o tamanho de tal território bem como os ataques constantes dos povos inimigos exigiam aos Portugueses um grande controlo, que os esgotava em dinheiro e em gente.
É neste contexto que D. Sebastião assume o poder, apenas com 14 anos. Sem experiência governativa e sonhando com a glória de combater os Muçulmanos em campanhas no Norte de África, tenta conquistar Alcácer Quibir. Quase todos os elementos da expedição militar acabaram por morrer, entre eles o próprio rei.
Sem sucessores directos, a morte de D. Sebastião vai mergulhar Portugal numa grave crise política. Em 1580, Filipe II de Espanha invadiu Portugal e foi aclamado rei.
A 1 de Dezembro de 1640, um grupo de nobres portugueses revolta-se e faz aclamar D. João, Duque de Bragança. Inicia-se, assim, a restauração da independência de Portugal.
Actividade
- O trabalho é individual;
- Cada aluno pesquisa:
- Redige um texto em que D. Sebastião explique a crise do Império Português e a União Ibérica;
- No final, cada aluno deverá apresentar o seu texto à turma.
- Os trabalhos serão publicados no sítio da Internet da disciplina.
O processo
Para a concretização deste trabalho, os alunos terão que:
- Consultar as páginas 98, 99, 100, 102, 103 e 115 do manual;
- Rever os trabalhos de casa;
- Fazer pesquisas na Internet sobre o tema.
Os recursos
- Manuais escolares;
- Enciclopédias;
- Internet.
Avaliação
O grau de participação nas actividades será avaliado com base nos seguintes critérios:
- Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos.
- Trouxe informações importantes para a discussão.
- O resultado de sua actividade foi relevante e criativo.
As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:
- A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão.
- A argumentação foi muito bem desenvolvida.
- Foi uma apresentação relevante e criativa.
Data de entrega
16 de Março de 2011
História 7
História 8
Historia 9
Mundo Actual 7
Mundo Actual 8
Sala de Estudo
Escola