Terça-feira, 1 de Março de 2011

Objectivos para o trabalho de pesquisa sobre a crise religiosa do século XVI

Introdução

No século XVI, a após décadas marcadas por um afastamento cada vez maior entre clérigos e crentes, esta crise acentuou-se. No comportamento dos elementos da Igreja, eram comuns atitudes e posturas que, por serem opostas aos ideais cristãos, começavam a abalar a autoridade e o prestígio desta instituição.

Por outro lado, os humanistas, com o seu espírito crítico, não hesitaram em criticar a Igreja.

Martinho Lutero, um monge alemão, tornou pública a sua opinião ao afixar, nas portas da catedral de Wittemberg, um texto contra as indulgências. Lutero tentava demonstrar que a capacidade para conceder perdão dos pecados não pertencia ao Papa, e que a absolvição passava, unicamente, pela prática das boas acções e nunca pelo pagamento de quantias em dinheiro.

Lutero foi perseguido e excomungado, mas as suas ideias reformistas deram início a uma nova doutrina – o Protestantismo.

 

Actividade

- O trabalho é individual;

- Cada aluno pesquisa:

  • os factores que contribuíram para a crise da Igreja Católica, no século XVI;
  • o grupo social a quem as críticas são dirigidas;
  • as críticas que lhe são apontadas;
  • os motivos que levaram Martinho Lutero a não conceder o perdão aos crentes;
  • as medidas tomadas no Concílio de Trento no sentido de renovar a Igreja Católica e combater o avanço das ideias protestantes.

- Redige um texto em que Martinho Lutero explique a crise da Igreja Católica;

- No final, cada aluno deverá apresentar o seu texto à turma.

- Os trabalhos serão publicados no sítio da Internet da disciplina.

 

O processo

Para a concretização deste trabalho, os alunos terão que:

- Consultar as páginas 85, 86, 87, 89 e 90 do manual;

- Rever os trabalhos de casa;

- Fazer pesquisas na Internet sobre o tema.

 

Os recursos

- Manuais escolares;

- Enciclopédias;

- Internet.

 

Avaliação

O grau de participação nas actividades será avaliado com base nos seguintes critérios:

- Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.

- O resultado de sua actividade foi relevante e criativo.

 

As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

- A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão.

- A argumentação foi muito bem desenvolvida.

- Foi uma apresentação relevante e criativa.

 

Data de entrega

16 de Março de 2011

publicado por historia8aavanca às 00:41
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