Terça-feira, 5 de Janeiro de 2010

Lições n.ºs 29 e 30

Que aprendizagens / competências vais desenvolver:
  • Exploração de ideias tácitas e/ou conhecimentos prévios sobre os conceitos de capitania, feitoria, aculturação, miscigenação e missionação.
  • Leitura e interpretação de vários textos sobre a escravatura.
  • Observação de imagens que retratam o desenvolvimento civilizacional das culturas orientais com as quais os portugueses contactaram.
  • Análise de fontes escritas sobre as diferentes políticas de controlo da expansão asiática adoptadas pelos vice-reis.  
  • Análise de imagens do Biombo Namban.
  • Análise de textos sobre a acção evangelizadora de S. Francisco de Xavier e a política de casamento e fixação de portugueses na Índia.
  • Leitura e análise de excertos da "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto. 
  • Observação e análise de um mapa sobre o império colonial português e as rotas dos produtos transaccionados.
  • Visionamento de excertos do filme "A Missão" de Roland Joffé.
  • Realização de um debate subordinado ao tema: "A escravatura - uma realidade só do passado ou ainda do presente?"

 

O que deves conseguir fazer no final da(s) aula(s):

  • Apontar algumas repercussões do expansionismo europeu sobre as culturas de África, Ásia e América.
  • Distinguir as formas de ocupação e de exploração económica implementadas por Portugal na África, no Oriente e no Brasil, relacionando-as com a especificidade dessas regiões.
  • Identificar as características fundamentais da conquista e da ocupação espanholas na América Central e do Sul.
  • Localizar no tempo e no espaço os impérios português e espanhol.
  • Aplicar os conceitos de: capitão-donatário, colonização, feitoria, império colonial, miscigenação e missionação.

 

 

 

publicado por historia8aavanca às 10:43
| Comentar

Escola Prof. Dr. Egas Moniz

Pesquisar

 

Junho 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Posts recentes

Critérios Específicos de ...

Declaração Universal dos ...

As consequências da indus...

A Revolução industrial

As Revoluções Agrícola e ...

Os iluministas

O Marquês de Pombal e a p...

O poder absoluto

A sociedade do Antigo Reg...

Os interesses dos grupos ...

Condições da prioridade p...

O Mundo visto pelos europ...

Objectivos para a Prova G...

Matriz de Conteúdos da Pr...

História 8 no Facebook

Espaço de armazenamento e...

Lições n.ºs 55 e 56

Lições n.ºs 51 e 52

O contrato social, a sobe...

O direito natural

Galileu, de Liliana Cavan...

Galileu, de Joseph Losey ...

O método experimental

Lições n.ºs 49 e 50

"Neste dia: 25 de Abril"

Objectivos para o trabalh...

O terramoto de Lisboa

O terramoto de 1755

A submissão da nobreza

Lições n.ºs

Objectivos para o trabalh...

Objectivos para o trabalh...

Objectivos para o teste d...

Lições n.ºs 39 e 40

A pintura barroca

A música barroca

O palácio de Mafra

O Palácio de Versalhes

"Marie Antoinette", de So...

"The Rise of Louis XIV", ...

Arquivos

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Ligações

SeguraNet